Greenock (Glasgow & Edinburgh), Scotland
Aninhada em um porto ao longo da costa oeste da Escócia, Greenock tem uma rica história como centro marítimo, de pesca e construção naval.
Informação de viagem
O que saber antes de ir para Greenock, na Escócia.
Linguagem
A língua oficial da Escócia é o inglês, embora você ouça os habitantes locais falarem um dialeto escocês do inglês, que apresenta sua própria gramática, pronúncia e expressões distintas. Um pequeno número de escoceses ainda fala gaélico escocês, a língua indígena da região.
Tempo
Como em toda a Escócia há água e seu clima é moderado pela Corrente do Golfo, as temperaturas não tendem a ficar extremas. A alta média do verão para Glasgow é de cerca de 66° F (19° C). Dependendo de onde você viaja (leste para Edimburgo ou para as Terras Altas), o clima pode ser muito diferente de quando você sai do navio, então esteja preparado. Além disso, observe que, como na latitude da Escócia, o sol não se põe no verão até cerca das 22h.
Passarelas
Normalmente, as passarelas fornecem uma inclinação mínima para embarcar e desembarcar do navio. No entanto, devido às mudanças de maré neste porto, haverá momentos em que a passarela estará em um declive acentuado. Em certas situações, pode ser difícil ou impossível para um Hóspede com mobilidade limitada e/ou usando cadeira de rodas ou dispositivo de mobilidade embarcar ou desembarcar do navio.
Como pagar
A libra esterlina é a moeda oficial da Escócia, embora os bancos escoceses emitam suas próprias libras, que têm o mesmo valor. Você pode trocar dólares americanos ou euros por libras na maioria dos correios escoceses ou a bordo do seu navio de cruzeiro. Aconselhamo-lo a solicitar as suas notas trocadas ou troco em libras esterlinas, pois serão mais fáceis de usar fora da Escócia. Os principais cartões de crédito também são aceitos.
Uma gorjeta de cerca de 10% é recomendada para motoristas de táxi e serviço de restaurante.
Como se locomover
Várias opções de transporte estão disponíveis para os Hóspedes que desembarcam em Greenock. Uma fila de táxis normalmente estará esperando no terminal de cruzeiros quando o navio atracar.
As paradas ferroviárias Greenock West e Central estão localizadas a poucos quarteirões do seu terminal de navios. Lá, você pode embarcar em trens para a Estação Central de Glasgow (cerca de 35 minutos de viagem) e Edimburgo (cerca de 2 horas e 15 minutos de viagem), bem como para outras paradas locais. Consulte www.scotrail.co.uk para obter informações sobre horários e tarifas.
Várias linhas de ônibus conectam Greenock com comunidades próximas, incluindo serviço regular para Glasgow. Tarifas, horários e rotas podem ser encontradas em www.mcgillsbuses.co.uk.
Segurança em Greenock
Greenock é um destino de viagem popular e considerado muito seguro, mas os hóspedes da Disney Cruise Line são sempre aconselhados a seguir as precauções de segurança para proteger objetos de valor.
Instâncias de atividade de batedores de carteira podem aumentar em áreas turísticas movimentadas e festivais ao ar livre. Esteja sempre consciente de seus pertences pessoais e arredores. É uma boa prática manter a carteira no bolso da frente e todas as malas bem fechadas.
aventuras portuárias
Descubra uma emocionante variedade de excursões em terra especialmente selecionadas pela Disney Cruise Line disponíveis neste porto de escala - e reserve sua aventura hoje!
Detalhes do destino
Este porto e sua paisagem campestre servem como porta de entrada para muitos dos destinos mais populares da Escócia.
Cultura e Sabores Locais
Existem muitas maneiras memoráveis de experimentar o caráter da Escócia neste porto de escala. Viaje pelas colinas acidentadas e onduladas das terras altas; visite um antigo castelo medieval; aprecie as animadas cenas culturais e artísticas de suas maiores cidades; pare para ouvir o chamado característico da gaita de foles; e para um pouco do sabor local, experimente o uísque escocês single malt do barril ou experimente os haggis no almoço.
Apropriadamente, Robert Burns, o bardo da Escócia e a personificação de seu espírito, tem fortes laços com Greenock. O primeiro Burns Club foi estabelecido aqui, com muitos dos membros fundadores conhecendo o poeta pessoalmente. A amada Mary Campbell de Burns está enterrada no Cemitério Greenock.
Passado e presente
Você pode experimentar quase 1.000 anos de história escocesa em seu dia em terra - 10.000 se contar os lagos escavados durante a última Era do Gelo.
Começando como uma vila de pescadores, Greenock tornou-se um porto marítimo em 1600, depois um importante centro de construção naval e comércio à medida que a Grã-Bretanha se tornava uma potência marítima e mercantil. Os opulentos bairros da era vitoriana de hoje e a magnífica Victoria Tower de 245 pés (75 m) são testemunhos da prosperidade de Greenock durante a Era Industrial.
O rio Clyde, onde ficam Greenock e Glasgow, marca o avanço mais ao norte do Império Romano. De fato, a Escócia passou por conflitos durante a maior parte de sua história, com invasões posteriores dos vikings e ingleses. Os primeiros castelos escoceses, datados do século 12, lembram uma época em que os barões feudais tinham que defender suas reivindicações sobre as terras vizinhas.
A guerra com a Inglaterra continuou por centenas de anos, incluindo as guerras da independência escocesa que ficaram famosas no filme Braveheart. Os destinos das duas nações estiveram inextricavelmente ligados ao longo de suas histórias. Em 1603, James VI da Escócia ascendeu ao trono inglês para se tornar James I. A Escócia foi formalmente unida à Inglaterra e ao País de Gales como Grã-Bretanha em 1707.
Com o início da Revolução Industrial e do Iluminismo no século 18, a Escócia ganhou destaque, produzindo figuras importantes como James Watt, inventor da máquina a vapor, o economista Adam Smith e o filósofo David Hume, cuja escrita política influenciou os pais fundadores da América.
Com a industrialização veio a ascensão de Glasgow e Edimburgo em grandes cidades do mundo, bem como o crescimento de portos como Greenock.
Hoje, embora a Escócia continue fazendo parte do Reino Unido (depois que um referendo de independência de 2014 falhou), ela mantém seu espírito, cultura e modo de vida distintos.
Coisas para ver e fazer
Saiba mais sobre os locais imperdíveis para visitar em Greenock.
Atracar em Greenock oferece fácil acesso a alguns dos destinos mais populares da Escócia. Aproveite o seu dia de turismo em Glasgow ou Edimburgo; viaje para o campo para ver as terras altas acidentadas e o pitoresco Loch Lomond; faça um tour por um castelo medieval; ou passe um dia de lazer na cidade, caminhando pela cidade histórica ou caminhando pelas trilhas próximas.
Compras
O Oak Mall é o principal shopping center de Greenock, oferecendo uma ampla variedade de lojas, desde moda e joias até jogos e vales-presente. Você também encontrará várias lojas nas ruas West Blackhall e Cathcart. Ou, se o seu viciado em compras interior anseia por uma terapia de compras séria, viaje de trem por 45 minutos até Glasgow (os trens partem a cada 20 minutos durante o dia), onde você pode entrar na Style Mile, uma praça movimentada no centro da cidade que ostenta mais de 200 lojas e butiques de marcas, designers e especialidades únicas. Além da alta costura encontrada na Argyle Street e do streetwear ousado encontrado na Buchanan Street, Glasgow também oferece várias lojinhas fabulosas que vendem joias artesanais, roupas e decoração vintage e muito mais.
Greenock
A própria Greenock está viva com a história. Além dos museus, as ruas e a arquitetura da cidade contam a história de um outrora próspero porto marítimo que conectava a Escócia com o mundo. Fora da cidade, várias caminhadas permitem que você estique as pernas e desfrute de vistas deslumbrantes do porto.
Você encontrará excelentes vistas da cidade e do porto de Lyle Hill ou Greenock Cut Aqueduct. A caminhada Greenock Cut é considerada uma das mais belas da Escócia. Na cidade, os destaques incluem o McLean Museum of Art, o Old West Kirk, uma magnífica igreja de pedra datada de 1591 e a dramática Victoria Tower.
Glasgow
A apenas 25 milhas a leste ao longo do rio Clyde, Glasgow fica a uma rápida viagem de trem, carro ou ônibus. Lá você descobrirá boutiques da moda, museus, uma rica vida cultural, arquitetura e design distintos e restaurantes de classe mundial. A cidade tem passeios para muitos gostos, incluindo a Destilaria Glengoyne, a Cervejaria Tennents Wellpark ou o pitoresco campus da Universidade de Glasgow.
Os destaques de Glasgow incluem The Burrell Collection, que está localizado em um cenário de floresta deslumbrante e oferece entrada gratuita. Os amantes da arte também apreciarão a Kelvingrove Art Gallery and Museum. Os devotos do estilo Art Nouveau podem visitar vários locais que apresentam a arquitetura e o design do próprio Charles Rennie Mackintosh de Glasgow.
Edimburgo
Edimburgo fica a cerca de 90 milhas a leste (aproximadamente 2 horas de carro, trem ou ônibus). O centenário Castelo de Edimburgo eleva-se dramaticamente sobre esta cidade animada e movimentada, famosa por suas artes e cena teatral, jardins deslumbrantes, lojas, pubs e espírito boêmio.
Trono do Artur
Um vulcão extinto localizado em Holyrood Park, oferece uma vista deslumbrante de toda a cidade.
Rua vitoria
Se você está procurando aventuras mais realistas, dê um passeio pela Victoria Street para experimentar as butiques e cafés da moda da cidade.
Loch Lomond
Considerado uma das maravilhas naturais da Grã-Bretanha, Loch Lomond é o maior lago da Grã-Bretanha. Como parte do Loch Lomond & the Trossachs National Park, há muito para explorar aqui, tanto de barco quanto de trilha.